Avançar para o conteúdo principal

Uma nova Direcção, um novo Rumo

A Lourambi - Associação para a Defesa do Ambiente do Concelho da Lourinhã, tem uma nova Direcção, mas também uma nova vontade de fazer mais e melhor, continuando um projecto com futuro, sem nunca esquecer as pessoas e os objectivos que levaram à sua fundação. Como reflexo dessa mudança, apresentamos publicamente o novo logótipo, símbolo de juventude, inovação e modernidade, mas também de responsabilidade e respeito perante o principal propósito da Lourambi – a defesa e preservação do ambiente natural e do património construído do concelho da Lourinhã.

Para isso contamos com todos os interessados e dedicados pelo meio – ambiente, cuja experiência académica e profissional são mais valias para a prossecução dos nossos objectivos. Formamos assim uma equipa multidisciplinar, que tentará sensibilizar os lourinhanenses para a importância do bem-estar ambiental.

Para este novo mandato definimos um lema que será o reflexo do nosso modo de agir, mas também das nossas actividades. “Sentido Pró Ambiente” terá de ser mais que um lema, queremos que seja uma forma de pensar e de viver o ambiente.

Delineámos uma Visão e Missão, assentes num conjunto de Valores que orientam o nosso mandato. Neste sentido, a Lourambi pretende ser reconhecida como um pilar fundamental na defesa dos interesses ambientais do concelho da Lourinhã, e na sensibilização para o desenvolvimento sustentável da região, abordando as populações mais jovens e o público em geral para um desenvolvimento saudável e sustentável do meio ambiente, assim como para a recuperação e preservação do património natural e histórico do nosso concelho. Contudo, isto só será possível porque ambicionamos sempre pela defesa e respeito do património municipal; porque beneficiamos, em detrimento de outras, a crítica construtiva através de iniciativas e proposta de qualidade; e porque privilegiamos a construção de todo o tipo de parcerias, nomeadamente as institucionais.

Assim, temos como objectivo o desenvolvimento de algumas actividades em áreas tão diversas como a educação ambiental, a problemática das pedreiras no meio-ambiente concelhio, o comércio justo, a conservação da orla costeira e do sistema dunar adjacente, entre outras.
Como associação ambiental que somos, estaremos igualmente atentos aos atropelos ambientais que aparecem no nosso concelho. Porém, só com a colaboração de todos os associados e defensores de um ambiente saudável, poderemos dar voz aos maiores atentados ambientais que surgem no concelho da Lourinhã.

Contamos com todos os associados e cidadãos interessados por esta nobre causa, para a defendermos um meio-ambiente ecológico e patrimonial que corre cada vez mais perigos.
Se nos quiserem contactar, podem-no fazer através do e-mail lourambi@gmail.com, ou da seguinte morada: Lourambi, Apartado 72, 2534-909 Lourinhã.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Visita à Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira, Miragaia

      No passado dia 23 de janeiro, fomos convidados a conversar com um Grupo de alunas do 7ºA sobre Educação Ambiental. "O que é a Lourambi? O que faz a Lourambi? Como podemos despoluir o nosso planeta? O que são Alterações Climáticas? O que podemos fazer para o número de incêndios diminuir?"           Estas foram algumas das perguntas que surgiram ao longo da manhã.       As estudantes da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira estão neste momento a desenvolver um projeto com o objetivo de sensibilizar os colegas para o paradigma ambiental atual. Além destes temas, o momento serviu para algum desabafo do que sentem como geração mais nova... gostariam de ter mais caixotes do lixo no seu pátio escolar e de contribuir para a conservação dos nossos ecossistemas!!!       Foi com todo o prazer que a Lourambi se fez representar para ajudar e esclarecer todas as duvidas destas jovens, ficámos encantados com a vontade e iniciativa. Um agradecimento também à professo

Praia Limpa, Areia Branca!

No passado Domingo, a Lourambi associou-se ao Praia Surf Clube para realizar uma Limpeza de Praia na Praia da Areia Branca. Foi construído também uma Baleia em rede para preencher com o Lixo apanhado como forma de sensibilização. Algumas fotos do evento:

Serviço Voluntariado Europeu

Projectos de Serviço Voluntário Europeu (SVE) - Cabo Verde, Espanha e Roménia A Rota Jovem é uma associação juvenil que trabalha desde 2002 com o projecto europeu Serviço Voluntário Europeu (parte do programa comunitário Juventude em Acção) e enviou já mais de 100 voluntários portugueses para aventuras de voluntariado em vários países. Temos agora 9 vagas em projectos SVE e procuramos candidatos. O SVE é gratuito para os participantes e os voluntários têm os seguintes direitos: · Viagem Internacional ida e volta · Alojamento, alimentação, transporte local e dinheiro de bolso (variável de acordo com país) · Formação linguística e formação contínua no que respeita às actividades a desenvolver · Apoio pessoal de um mentor na organização de acolhimento · Certificado de participação emitido em nome da Comissão Europeia · Seguro que cobre: saúde, acidentes, responsabilidade civil, etc. · Formação antes da partida juntamente com outros voluntários · Formação à chegada no país onde vais desenv