Avançar para o conteúdo principal

Precisamos de um Ecocentro na Lourinhã

Há poucas semanas o Alvorada publicou uma imagem muito sugestiva na primeira página sobre os bons progressos que o concelho da Lourinhã tem feito na área da reciclagem dos resíduos domésticos. O bom desempenho valeu-nos o título de “Campeões na Reciclagem” e premiou, de certo modo, também a CM da Lourinhã que não tem poupado esforços para estimular os cidadãos a fazerem a separação do lixo na fonte, ou seja, em casa.
A LOURAMBI organiza, no próximo dia 19 de Maio, uma visita guiada ao aterro sanitário da Resioeste no Cadaval.

Se quer saber mais sobre as opções que estão a ser discutidas actualmente para resolver os problemas relacionados com a gestão de resíduos, venha connosco visitar o aterro!
A CM da Lourinhã disponibiliza um autocarro. Pedimos aos interessados que se inscrevam até ao dia 15 de Maio, através do telefone: 261413986.Apesar de este desenvolvimento ser muito positivo, seria errado pensar que já estamos a gerir bem os nossos lixos. Aliás, no artigo de Paulo Ribeiro na mesma edição do Alvorada, ficamos a saber que - embora estejamos a reciclar cerca de 10% dos resíduos, e a CM queira atingir os 15% até ao final do ano - ainda estamos muito longe de atingir os níveis que, por exemplo, são já normais na Alemanha (25%). Além disso, embora a reciclagem seja um método muito melhor de tratar os resíduos do que depositá-los em aterro ou incinerar, é preciso não esquecer que reciclar também é um processo que exige muita energia e recursos, ou seja, nem sempre é sensato, do ponto de vista económico e ambiental, apostar na reciclagem.

Uma grande parte dos resíduos do nosso concelho acaba hoje no aterro sanitário da Resioeste ou, pior ainda, é transportada para aterros na margem sul do Tejo, quando a Resioeste já não os pode receber. Os municípios do Oeste estão a estudar formas de resolver este problema e pensam, em primeiro lugar, em expandir as capacidades de tratamento que existem actualmente, incluindo a opção de se construírem incineradoras de lixo que são em geral rejeitadas pelas populações que vivem na sua vizinhança. Mas antes de se pensar em aumentar as capacidades de tratar o lixo, não seria importante estudar formas de reduzir a quantidade de resíduos? Uma das formas mais simples de reduzir a quantidade de resíduos que vão para aterro é melhorar a recolha selectiva, e alargá-la a resíduos que hoje, infelizmente, acabam muitas vezes nas bermas das estradas, nas florestas, nas margens dos rios.

Por surpreendente que pareça, os resíduos orgânicos, mesmo sendo bio degradáveis, são, entre os resíduos municipais, os que mais dificuldades levantam na fase de tratamento, se vão misturados com outros resíduos. Os orgânicos representam cerca de um quarto do peso total dos resíduos domésticos (restos de cozinha, resíduos da jardinagem, etc.). Ora estes resíduos podem ser tratados de uma forma natural – por decomposição, a que também se chama compostagem – e transformam-se em húmus, podendo voltar a ser usados como adubo na jardinagem e agricultura. Todos os que têm um jardim ou um espaço livre perto de casa podiam contribuir para ajudar reduzir a quantidade de lixo, reservando uma pequena área (1 a 3 m2) para a compostagem dos seus resíduos orgânicos. Para quem vive em apartamentos, há recipientes apropriados, que podem ser colocados em terraços ou varandas. Mas nem sempre é fácil gerir bem esses equipamentos, por isso seria importante haver um lugar público para a recepção e compostagem de resíduos orgânicos.


Acabar com as lixeiras selvagens e estimular a compostagem são duas das razões por que a LOURAMBI luta pela instalação de (pelo menos) um ECOCENTRO na Lourinhã. Essa infra-estrutura é um elemento básico na gestão de resíduos que assegura a recepção e o adequado encaminhamento de uma série de produtos e materiais que não podem ser colocados nos ecopontos, nem nos contendores do lixo normais, mas que podem ser, pelo menos em parte, reutilizados, reciclados ou tratados por compostagem.


Suhita Osório Peters

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Visita à Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira, Miragaia

      No passado dia 23 de janeiro, fomos convidados a conversar com um Grupo de alunas do 7ºA sobre Educação Ambiental. "O que é a Lourambi? O que faz a Lourambi? Como podemos despoluir o nosso planeta? O que são Alterações Climáticas? O que podemos fazer para o número de incêndios diminuir?"           Estas foram algumas das perguntas que surgiram ao longo da manhã.       As estudantes da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira estão neste momento a desenvolver um projeto com o objetivo de sensibilizar os colegas para o paradigma ambiental atual. Além destes temas, o momento serviu para algum desabafo do que sentem como geração mais nova... gostariam de ter mais caixotes do lixo no seu pátio escolar e de contribuir para a conservação dos nossos ecossistemas!!!       Foi com todo o prazer que a Lourambi se fez representar para ajudar e esclarecer todas as duvidas destas jovens, ficámos encantados com a vontade e iniciativa. Um agradecimento também à professo

Praia Limpa, Areia Branca!

No passado Domingo, a Lourambi associou-se ao Praia Surf Clube para realizar uma Limpeza de Praia na Praia da Areia Branca. Foi construído também uma Baleia em rede para preencher com o Lixo apanhado como forma de sensibilização. Algumas fotos do evento:

Horta da Vila

A Horta da Vila é um espaço comunitário onde particulares ou empresas podem ter o seu espaço para praticar agricultura biológica. Neste momento, esta encontra-se em remodelação de forma a aumentar a qualidade das infraestruturas e condições dadas aos nossos utilizadores. Um dos mini-projetos referentes à sua remodelação é a Revitalização dos Terrenos que não estão a ser utilizados. Desta forma, a Lourambi convida todos os sócios e seus amigos/familiares a participarem nesta transformação. Dia 1 de fevereiro, próximo sábado, às 9h30m iremos aparecer na nossa Horta para arregaçar as mangas e dar "um valente corte àquela juba".     Condições de participação:              Opcional :               - Ancinho               - Enxada               - Máquinas Roçadoras               - Comes/Bebes               Obrigatório:                - Animação                - Boa Vontade                - Entre-Ajuda A TUA ajuda é fundamental para o reerguer dum espaço